sexta-feira, 28 de maio de 2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Deusa Éris


ÉRIS

A Dama da Discórdia, Éris dos Cabelos de Sangue,
A Senhora da Matança



Divindade Menor
Símbolo: Uma mulher com asas negras em um disco.
Plano Natal: Olimpo
Tendência: Caótico e mau
Aspecto: Guerra, Assassinato, Conflito
Seguidores: Guerreiros
Domínios: Caos, Destruição, Mal, Guerra
Arma predileta: Espada Bastarda

Éris é a deusa da discórdia. Ela é sempre vista andando pelos campos de batalha, se deliciando com os sons vindos da agonia dos que estão morrendo. Ela adora a matança e o sofrimento causado pela guerra e faz de tudo para que os povos entrem em combate. Irmã de Ares, o deus da guerra, Éris vive tramando intrigas para jogar os deuses uns contra os outros.


Por causa da sua natureza desagradável, Éris não foi convidada para o casamento de Peleus e Tétis. Porém, ela foi a festa mesmo sem ser convidada porém foi barrada na entrada. Furiosa, Éris invocou o “Pomo da Disórdia”, uma maça dourada capaz de seduzir os deuses e jogou entre os convidados dizendo “para a mais bela entre as deusas”. Isso causou um conflito entre Hera, Atena e Afrodite, que acabou levando até a guerra de Tróia.



                                                                



Como seu irmão Ares, Éris aprecia o conflito e o ódio entre os seres. Ela odeia as demais deusas do Olimpo, principalmente Atena, que considera uma esnobe e uma falsa deusa da guerra.


Éris normalmente se apresenta como uma guerreira de cabelos vermelhors, olhos cor de fogo e enormes asas negras. Ela sempre usa a armadura e o escudo dado por Ares e a sua temível Espada da Discórdia, criada por um de seus ex-amantes, Hefestos (Vulcano).



                
                                                                                           
Dogma

Éris é uma deusa intolerante e raivosa. Ela é muito emocional e se enfurece ao ter seus desejos negados. Ela instrui aos seus seguidores a semearem a discórdia entre as nações, fomentando o fanatismo e a intolerância entre os povos e raças. Ela inspira à mentira, cobiça, desavença e tudo que leve ao conflito entre os seres. O objetivo final de Éris é a guerra, o combate, o massacre.


Clero e Templos

Os cléricos de Éris preferem usar vestes vermelhas e negras, e se escondem entre os povos para semear a discórdia e espalhar boatos que possam levar os povos a guerra. Muitos servem de conselheiros de generais e reis, e em sua maioria recebem treinamento de soldado. Usam armaduras pesadas e são especialistas na arte de lutar com espadas. Muitos são guerreiros/cléricos, ou assassinos/cléricos. Também se prestam para missões de assassinato e roubo.

ÉRIS


Asas da Discórdia (habilidade exclusiva): Ao voar por cima de um exército inimigo, Éris pode causar a discórdia entre os soldados, fazendo-os lutar entre si.



Inventário: Éris possui uma armadura mágica e um escudo mágico dados por seu irmão Ares, a Armadura Divina de Ares e o Escudo Divino de Ares. A armadura é um item mágico . Ela também usa a lendária Espada da Discórdia, um item mágico +7 que dá 2d8+58 pontos de dano, sucesso decisivo no 19-20 e causando dano máximo em criaturas mortais (74 pontos). Éris também possui o Pomo da Discórdia, uma maça dourada capaz de causar discórdia entre os Deuses.





Avatares


Os avatares de Éris se parecem com a sua forma original, uma linda mulher com cabelos vermelhos como sangue e olhos de cor de fogo, com um par de asas negras. Ela os envia para semear a guerra entre nações que estejam em paz e gerar a carnificina que aumenta o seu poder no Olimpo. Esses avatares acabam dominando generais de exércitos e liderando os combates.


 

sábado, 15 de maio de 2010

Exus e Pombas Giras

Exús e Pombas Giras
 
Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Vamos a partir de agora ver o Exú e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que é o Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco reconhecido. E as Pomba-giras seriam as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é uma coisa absurda e vulgar... O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.

O que é esse lixo?

Nossos pensamentos negativos.

Nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa.

Nossas ações.

Nossas emoções negativa se sobrepondo a nossa capacidade de amar.

Por isso devemos respeitar ao máximo o trabalho dos Exús, levando-os a sério e não os desrespeitando e nem os menosprezando.

Sabendo que a religião de Umbanda, segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas é “A manifestação do espírito para a prática da caridade”, qual a principal função desempenhada pelos Exús nos nossos Templos, Terreiros, Casas ou Centros?

Na Umbanda o Exú é uma Entidade (alma) que cuida da Segurança da casa e de seus médiuns. Todas as religiões tem entidades que cumprem esse papel. Um bom exemplo disso são as comunicações recebidas por Chico Xavier e Divaldo Franco mostram a existência desses espíritos trabalhando também no Plano Astral *.

A reunião de Exú ou Gira de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Unindo suas energias eles são capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente com almas que ainda não encontraram um caminho. Estas almas vivem entre os encarnados, prejudicando-os, obsidiando-os e até mesmo trazendo-lhes um desequilíbrio tão grande que são considerados loucos. Para este trabalho eles necessitam muito de nosso equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras se manifestarem com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons pensamentos e sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira as desarmemos e não as deixemos tomar conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de caminho libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes, com dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas energias em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação. Muitas destas almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda, pois os Exús da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem liberando a passagem apenas das almas que eles percebem já estarem prontas para o socorro, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao qual estava apegada. Este trabalho de separação é feito por eles com muito empenho e seriedade e será muito melhor sucedido se o encarnado der continuidade ao mesmo, quando menos melhorando os seus pensamentos e se livrando da negatividade e do medo. Os Exús são almas que riem, fazem troça, mas não brincam em serviço. Por este motivo, gostaríamos que os médiuns tivessem por eles o maior respeito e consideração, pois são eles são os nossos guardiões e da Gira, reponsabilizando-se pela limpeza dos fluidos ou energias mais pesadas. Cada pessoa que entra em uma casa de Umbanda traz consigo seu saco de lixo cheio (são seus pensamentos, suas raivas, suas desilusões...) e são os Exús os trabalhadores encarregados de juntarem todos estes sacos para descarregar, dando a cada um de nós a oportunidade de diminuirmos o nosso lixo e facilitando nossas próximas limpezas. Cada vitória nossa é para estas Almas trabalhadoras um passo no caminho do desenvolvimento.

A saudação aos Exus: A saudação ao Exú é LARÓYÈ = salve, que também quer dizer salve compadre, boa noite “moça”. Exú é MOJUBÁ - Moju (Viver a noite) Bá (armar emboscadas) ou seja “armar emboscadas vivendo a noite”. Mas na Umbanda o trabalho dos Exús é o de guardião. Assim ao cumprimenta-lo estamos dizendo: Salve aquele que vive à noite e que arma emboscadas. Assim estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo tempo estamos pedindo “Àquele que vive a noite, que nos livre das emboscadas”.
 
Nota: Os médiuns que vão fazer a obrigação de Exú devem permanecer em estado de seriedade, afastando-se de bebidas, festas, que neste caso exercem uma atração para as almas desorientadas. A função da obrigação de Exú é basicamente para fazer com que o Exú assuma no campo a função principal de guardião do médium, desde que este se comporte a altura de sua amizade e respeito.

Bebidas: Gostam muito de bebidas voláteis e o aguardente está entre elas ao qual dão o nome de malafo ou marafo, conhaque, cerveja e outras bebidas fortes. As Pomba-giras gostam de anis e champanhe. Não há necessidade de o médium ingerir a bebida, pois a mesma pode ficar num copo e o Exú ou Pomba-gira trabalhar com a sua energia utilizando o conteúdo astral da bebida.

Comidas: Os Exús e Pomba Gira gostam de farofa, dendê, cebola, pimenta, limão, semente de mamona, e as Pombas Giras de enfeites e adornos, sem contar que gostam muito se suas oferendas enfeitadas com Rosas Vermelhas.

Alguns Nomes de Pomba Gira: Pomba Gira do Cruzeiro, do Cais, da Calunga, do Cemitério, Padilha, Mulambo, Cigana, Ciganinha, da Calunga, Maria Bonita, Rosa Maria, Maria Rosa, Maria Rita, Rosa vermelha, Rosa do cruzeiro, Sete Véus, Sete cravos, da Encruza..

Alguns Nomes de Exú: Sete Encruzilhadas, Veludo, Caveira, Tranca Ruas, Caveirinha, Exú Campina, Exú do Cruzeiro, Calunga, do Lodo, Lalu, da Madrugada, da Meia Noite, Mangueira, Mulambo, Mulambinho, Malandro, Malandrinho, Gira Mundo, Tiriri, Marabô, Sete Capas, Cadeado, dos Rios, da Cachoeira, dos Ventos, da Praia, Quebra Galho, Sete Covas, Sete Catacumbas, Sete Luas, Sete Sombras, Três Punhais, Três Cruzes, Sete Chaves, Tranca Tudo, Tira Teima, Zé Pilintra e muitos outros.

Hierarquia dos Exús: Os Exús e Pomba-giras prestam obediência ao Chefe da Casa. No caso da Casa Branca é o Exú das Sete encruzilhadas.

Exú Tronqueira: Não confundir o trabalho do Exú guardião com o trabalho do EXÚ TRONQUEIRA. O Exú Tronqueira é aquele que guarda o Terreiro e passa por uma triagem às pessoas que entram no Terreiro. Por isso a sua casa é colocada junto à porta de entrada e é a primeira a ser saudada. Todos devemos ter o máximo de respeito do Exú Tronqueira, pois se uma Gira corre bem e firme devemos agradecer principalmente a ele.

O quadro abaixo traz a vinculação dos Exús às Linhas e o significado do seu nome.

OS EXÚS,
SEUS NOMES E SEUS SIGNIFICADOS
OU REPRESENTAÇÃO

SETE LINHAS
EXÚ GUARDIÃO SIGNIFICADO DO NOME

OXALÁ SETE ENCRUZILHADAS Representa os diversos caminhos abertos em nossas vidas; representa ainda o livre-arbítrio professado na religião de Umbanda e conseqüentemente nossa liberdade na escolha de nosso próprio caminho.

IEMANJÁ E NANÃ MARABÔ MA: Verdadeiramente

RA: envolver

ABÔ: proteção

Aquele que envolveu perfeitamente com sua proteção ou Salve aquele cuja força protege

OMOLU CAVEIRA Representa nossa mais profunda transformação, aquela onde nossa parte material já se encontra em profunda degradação e, no entanto, nossa alma permanece em evolução.

OXOSSI E OSSÃE SETE CAPAS Representa o momento de transição final; é o Exú da hora da passagem; responsável pelo corte do cordão fluídico no momento final dos filhos de Umbanda.

XANGÔ E IANSÃ TIRIRI TI: com grande força

RIRI: valor e mérito.

Aquele que protege com grande força aos que tem valor e mérito.

OXUM E OXUMARÉ VELUDO Representa a doçura, a delicadeza, mas também a força, a resistência. Representa ainda a riqueza material e espiritual trazidas pela Linha à qual serve.

OGUM E IBEJI TRANCA-RUAS Representa um grande poder de defesa para aqueles que a ele se dirigem; defesa contra aqueles que nos desejam o mal, contra nós mesmos e contra aqueles pensamentos e ações que tendem a impedir nossa evolução.

Exu

Exus e Pomba-Giras
Na mística ironia do poder sacrílico de evocações, elegeram por errônea criação, e deram sabor proibitivo, as entidades que conhecemos como Exus e Pomba-Giras.



Se no temor que possa existir, dado por pessoas leigas, deixe agora nosso Povo em Evolução, que o conclame nesta pequena homenagem.



Larô Exus..., Gira-Girê Moças...



É mister se compreender, que são espíritos, buscando a elevação. Somente trabalhando e praticando o Bem, é que eles se elevam.


A Umbanda evolui e se apresenta culta, atual, superando os tabus e crendices que marcaram seus primórdios. Não mais se pode aceitar Exus e Pomba-Giras, com aspectos aterrorizantes, fantasmagóricos ou imorais, pelo contrário. E aí estão, os médiuns videntes a atestarem a presença desses Exus e Pomba-Giras.



Elas, se apresentam em trages Multi coloridos, podendo ser Ciganas de porte aristocrático, ou mulheres apenas comuns de porte vulgar. Dançarinas populares de Tabernas, enfim, amando a alegria e a noite.



Porque não chamá-las de "Espíritos Eternos das noites Felizes"?



E os Exus? Poderão ser os mais másculos homens, trazendo porém, em seu cavalheirismo, seu modo eloquente de falar, o encanto de conquistadores inconquistáveis. Que na passagem terrena, tenham sido músicos, poetas, pintores, e acima de tudo, Boêmios. Amantes da Liberdade.



Quem? Quem poderia agora, narrar o seu silêncio?

Nossos amigos em evolução, espíritos que, quando viveram na Terra, pertenceram a diversos povos e diferentes camadas sociais. A meu ver, portanto, não podem ser considerados exemplos de mau caráter ou de vulgaridade; também não devem ser confundidos com espíritos perturbadores, os infelizes quiumbas, que se encontram mergulhados na mais profunda negatividade. Exus e Pomba-Giras, ao contrário, são nossos amigos, dão-nos alento e proteção quando necessitamos de apoio espiritual e mesmo material.

Exus e Pomba-Giras, têm uma função expecífica junto aos espíritos evoluidos, aos guias superiores, protegendo-nos e levando-nos a possíveis realizações. Com as maneiras alegres, calorosas e compreensivas que apresentam quando manifestadas, essas entidades permitem que nos afinemos melhor com elas, tendo-as como amigas que nos cercam e protegem.



A existência de determinados tabus, contra os Exus e Pomba-Giras, revela apenas, profunda ignorância espiritual: todos querem receber espíritos altamente evoluídos, que se apresentam como médicos famosos ou cientistas importantes; mas muitos se negam a incorporar um espírito de baixa vibração, mesmo que venha no pólo positivo, embora com isso estejam prejudicando a evolução dessas entidades.



Tabus e práticas, oriundas de um tempo, em que havia a concepção errônea de que Exu era o Demônio. Que só queria fazer ou trazer o Mal. Os médiuns que trabalhavam com Exus, eram considerados perigosos, e ninguém se atrevia a chegar perto deles ou a desagradá-los, com medo de represálias. Até hoje, apesar de toda a evolução espiritual da Umbanda, ainda encontramos um grande número de centros que não trabalham com Exu, pois ainda aceitam estas idéias errôneas. No entanto, na realidade, Exus e Pomba-Giras, são entidades que nos auxiliam, desmanchando e afastando os trabalhos realizados pelos quiumbas. Entidades que, em geral, não revelam sua antiga identidade por razões espirituais, pela oportunidade de evoluírem mais rapidamente.  

As guias dos Exus e Pomba-Giras



Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que dão preferência a trabalhos na Encruzilhada:



122 Contas ( 1 Vermelha seguida de 1 Preta).



Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que dão preferência a trabalhos na Calunga:



122 Contas ( 1 Preta seguida de 1 Vermelha).



Para os Exus da Encruzilhada:



120 Contas ( 3 Vermelhas seguidas de 3 Pretas).

Para os Exus da Calunga:



120 Contas ( 3 Pretas seguidas de 3 Vermelhas).



Para as Pombagiras da Encruzilhada:



126 Contas ( 7 Vermelhas seguidas de 7 Pretas).

Para as Pombagiras da Calunga:

126 Contas ( 7 Pretas seguidas de 7 Vermelhas).

 Nossos Queridos e Adorados Exus 
 Algumas Características

Hábitat: Encruzilhadas de Terra, Cemitério, Ambientes da Natureza

Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê.

Libação: Aguardente, Rum, Wisque, Graspa.

Flores: Cravos diversos.

Sincretismo: Não há.

Banhos: Canela (exus de encuzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Atuação: Ajuda material.

Vibração: Proteção, guarda

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Metais: Ferro, aço (Exus das encruzilhadas);

Mercúrio ( Exus da Calunga)

Pedras: Ágata ( Exus das Encruzilhadas)

Ônix ( Exus da Calunga)

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Pés e Mãos.



Homenagem ao Exu Veludo



(Representando todos os Exus de Umbanda)



Meu amigo, meu enigma, minha curiosidade!



Por vezes estamos num diálogo amistoso de verdadeiras descobertas; entretanto, um de nós é perdedor - eu.



Cavaleiro imperioso e requintado, te apresentas aos meus olhos, alegre, forte, másculo, com sorriso franco, sarcástico e, por vezes, com uma irônica maldade, rápida e sagaz.



Desvendas as misteriosas cortinas do mundo; és atuante em todas as situações. Tiraz de mim a inércia, o desânimo, e fazes com que eu veja o mundo, aqui deste lado da Terra, bem melhor.



Na presença de tua vibração, escuto as melodias tangerem até mesmo as cordas do meu coração; dás-me a energia para a luta e envolves-me em tua capa contra os perigosos inimigos. Com teu sabre, agilmente cortas os empecílhos; com tua sabedoria, ceifas minha ingenuidade.



Saravá, Exu Veludo!


 Algumas Características

Hábitat: Encruzilhadas em forma de "T", Cemitério, Ambientes da Natureza



Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê, ou Aniz.



Assuntos Relacionados: Poder terrestre, assuntos materiais



Flores: Rosas de diversas cores, principalmente vermelhas.



Banhos: Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)



Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)



Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Aparelho Digestivo



Aroma Principal:Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)



Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)



Metais: Ferro, aço (Pomba-Giras de encruzilhada);



Mercúrio ( Pomba-Giras de Calunga)



Pedras: Ágata ( Pomba-Giras de encruzilhada)



Ônix ( Pomba-Giras de Calunga)



Sincretismo: Não há.



Atuação: Ajuda material.



Vibração: Proteção, guarda



Libação: Anis, Cidra e Licores Diversos


Homenagem a Pomba-Gira Cigana



(Representando todas as Pomba-Giras de Umbanda)



Cigana linda, que és dona da natureza, ardilosa no falar, de olhar penetrante que busca o interior de nossa alma: as diversas encarnações te levaram a conhecer os mistérios, a magia do mundo espiritual e, em tua evolução, procuras nos ajudar.



Quantos pedidos e clamores te fazem no dia-a-dia que, com o estalar dos dedos, qual castanhola harmonizada ou o tilintar de tuas moedas, atendes, dando solução para os problemas mais difíceis.



Rindo encantas, és atração mais forte que a própria luz. Em noites enluaradas, ao som mágico dos violinos, te apresentas em volta da fogueira brilhante, com a chama do amor e da verdade.



Em nossas mãos buscas, pelas linhas traçadas, desvendar o que o porvir nos assegura e, em tuas cartas, nos orientas no caminho a seguir; porém, quando a ti estamos ligados, repentinamente mudas de direção, esquecendo-te que és um oásis no deserto e por isso te pedimos: Cigana, deixa apenas por um momento de ser nômade e fica junto a nós.



Gira-Girê, Pomba-Gira

PRECE PARA EXÚ

Laroiê Exu.

Exu é Mojubá!

Salve o Senhor das Encruzilhadas,
dos encontros e desencontros.

Principio negativo do Universo.

Exu que está na terra, no fogo, no ar e na água.

O que detêm o poder da transformação.

Eu te saúdo:

Laroiê, faz-me Exu, viver bem, daí-me a vitalidade a alegria e a vitória sobre aqueles que não me querem bem.

Axé da vida meu compadre, abre meus caminhos e me conduz a vitória.

LAROIÊ EXU.

EXU É MOJUBÁ!

ORAÇÃO DE TRANCA RUA


Faço reverência a vós mistério sagrado da criação, vós que sois a manifestação do divino, peço que possa se manifestar entre nós, conforme nosso merecimento. No seu poder, na sua força, e na sua magnitude, pelo caminho tripolar que emana de vós, pelo caminho que só vós conheceis, pela força que só a vós pertenceis, e pelo poder de trancar a vós concedido, eu peço:

Que as trevas que habitam em mim sejam trancadas.

Que o ódio e o sentimento impuro, que emanam da minha alma, sejam trancados.

Que a falsidade que exala dos meus poros seja trancada.

Que o rancor e a miséria que habitam o meu coração sejam trancados.

Que a dissimulação e a superficialidade, que nasce da minha língua, sejam trancados.

Que o egoísmo e a maldade, que transcendem da minha mente, sejam trancados.

Que a palavra torta que sai da minha boca e o pensamento roto que sai da minha cabeça contra o próximo, sejam trancados.

Que a capacidade que os meus olhos têm de amaldiçoar e destruir sejam trancados.

E assim, fonte primária da criação, assim que trancar a tudo isso no seu âmago, pois é na vossa essência que tudo isso se desvitaliza, peço a vós que:

Destranque todas as portas do meu caminho.

Destranque todas as passagens da minha jornada.

Destranque toda prosperidade material e espiritual.

Destranque o meu coração das amarguras.

Destranque o meu sustento de cada dia.

Destranque os meus corpos espirituais e o meu corpo material da agonia, do desespero e da aflição que me assolam na calada da noite.

Destranque o meu emprego, o meu negócio e a minha morada material.

Destranque o martírio familiar pelo qual eu tenho passado.

Destranque os meus olhos para as maravilhas do mundo espiritual.

Destranque a minha liberdade!

Pois vós, Força Sagrada do Divino Criador, é o portador supremo da Vitalidade!

Salve o Mistério Tranca-Ruas!!!

Laroiê!!!

ORAÇÃO AO EXU TRANCA-RUA DAS ALMAS

Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo. Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; Fazei de minhas palavras a transparência da humildade; Fazei do meu corpo aparelho da caridade. Pois a teu lado demanda comigo não existirá, estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos. Senhor Tranca-Ruas das Almas agradeço por tudo que me fizeste aprender nesta vida e em outras que passei ao seu lado, rogo por vós a proteção para mim, para meus irmãos de fé, para minha família e porque não para meus inimigos Abençoe a guarde esses filhos que um dia entenderam o verdadeiro sentido da palavra Umbanda. Laroiê Exu !
Nossas Queridas e Adoradas Pomba-Giras