sábado, 15 de maio de 2010

Exu

Exus e Pomba-Giras
Na mística ironia do poder sacrílico de evocações, elegeram por errônea criação, e deram sabor proibitivo, as entidades que conhecemos como Exus e Pomba-Giras.



Se no temor que possa existir, dado por pessoas leigas, deixe agora nosso Povo em Evolução, que o conclame nesta pequena homenagem.



Larô Exus..., Gira-Girê Moças...



É mister se compreender, que são espíritos, buscando a elevação. Somente trabalhando e praticando o Bem, é que eles se elevam.


A Umbanda evolui e se apresenta culta, atual, superando os tabus e crendices que marcaram seus primórdios. Não mais se pode aceitar Exus e Pomba-Giras, com aspectos aterrorizantes, fantasmagóricos ou imorais, pelo contrário. E aí estão, os médiuns videntes a atestarem a presença desses Exus e Pomba-Giras.



Elas, se apresentam em trages Multi coloridos, podendo ser Ciganas de porte aristocrático, ou mulheres apenas comuns de porte vulgar. Dançarinas populares de Tabernas, enfim, amando a alegria e a noite.



Porque não chamá-las de "Espíritos Eternos das noites Felizes"?



E os Exus? Poderão ser os mais másculos homens, trazendo porém, em seu cavalheirismo, seu modo eloquente de falar, o encanto de conquistadores inconquistáveis. Que na passagem terrena, tenham sido músicos, poetas, pintores, e acima de tudo, Boêmios. Amantes da Liberdade.



Quem? Quem poderia agora, narrar o seu silêncio?

Nossos amigos em evolução, espíritos que, quando viveram na Terra, pertenceram a diversos povos e diferentes camadas sociais. A meu ver, portanto, não podem ser considerados exemplos de mau caráter ou de vulgaridade; também não devem ser confundidos com espíritos perturbadores, os infelizes quiumbas, que se encontram mergulhados na mais profunda negatividade. Exus e Pomba-Giras, ao contrário, são nossos amigos, dão-nos alento e proteção quando necessitamos de apoio espiritual e mesmo material.

Exus e Pomba-Giras, têm uma função expecífica junto aos espíritos evoluidos, aos guias superiores, protegendo-nos e levando-nos a possíveis realizações. Com as maneiras alegres, calorosas e compreensivas que apresentam quando manifestadas, essas entidades permitem que nos afinemos melhor com elas, tendo-as como amigas que nos cercam e protegem.



A existência de determinados tabus, contra os Exus e Pomba-Giras, revela apenas, profunda ignorância espiritual: todos querem receber espíritos altamente evoluídos, que se apresentam como médicos famosos ou cientistas importantes; mas muitos se negam a incorporar um espírito de baixa vibração, mesmo que venha no pólo positivo, embora com isso estejam prejudicando a evolução dessas entidades.



Tabus e práticas, oriundas de um tempo, em que havia a concepção errônea de que Exu era o Demônio. Que só queria fazer ou trazer o Mal. Os médiuns que trabalhavam com Exus, eram considerados perigosos, e ninguém se atrevia a chegar perto deles ou a desagradá-los, com medo de represálias. Até hoje, apesar de toda a evolução espiritual da Umbanda, ainda encontramos um grande número de centros que não trabalham com Exu, pois ainda aceitam estas idéias errôneas. No entanto, na realidade, Exus e Pomba-Giras, são entidades que nos auxiliam, desmanchando e afastando os trabalhos realizados pelos quiumbas. Entidades que, em geral, não revelam sua antiga identidade por razões espirituais, pela oportunidade de evoluírem mais rapidamente.  

As guias dos Exus e Pomba-Giras



Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que dão preferência a trabalhos na Encruzilhada:



122 Contas ( 1 Vermelha seguida de 1 Preta).



Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que dão preferência a trabalhos na Calunga:



122 Contas ( 1 Preta seguida de 1 Vermelha).



Para os Exus da Encruzilhada:



120 Contas ( 3 Vermelhas seguidas de 3 Pretas).

Para os Exus da Calunga:



120 Contas ( 3 Pretas seguidas de 3 Vermelhas).



Para as Pombagiras da Encruzilhada:



126 Contas ( 7 Vermelhas seguidas de 7 Pretas).

Para as Pombagiras da Calunga:

126 Contas ( 7 Pretas seguidas de 7 Vermelhas).

 Nossos Queridos e Adorados Exus 
 Algumas Características

Hábitat: Encruzilhadas de Terra, Cemitério, Ambientes da Natureza

Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê.

Libação: Aguardente, Rum, Wisque, Graspa.

Flores: Cravos diversos.

Sincretismo: Não há.

Banhos: Canela (exus de encuzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Atuação: Ajuda material.

Vibração: Proteção, guarda

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Metais: Ferro, aço (Exus das encruzilhadas);

Mercúrio ( Exus da Calunga)

Pedras: Ágata ( Exus das Encruzilhadas)

Ônix ( Exus da Calunga)

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Pés e Mãos.



Homenagem ao Exu Veludo



(Representando todos os Exus de Umbanda)



Meu amigo, meu enigma, minha curiosidade!



Por vezes estamos num diálogo amistoso de verdadeiras descobertas; entretanto, um de nós é perdedor - eu.



Cavaleiro imperioso e requintado, te apresentas aos meus olhos, alegre, forte, másculo, com sorriso franco, sarcástico e, por vezes, com uma irônica maldade, rápida e sagaz.



Desvendas as misteriosas cortinas do mundo; és atuante em todas as situações. Tiraz de mim a inércia, o desânimo, e fazes com que eu veja o mundo, aqui deste lado da Terra, bem melhor.



Na presença de tua vibração, escuto as melodias tangerem até mesmo as cordas do meu coração; dás-me a energia para a luta e envolves-me em tua capa contra os perigosos inimigos. Com teu sabre, agilmente cortas os empecílhos; com tua sabedoria, ceifas minha ingenuidade.



Saravá, Exu Veludo!


 Algumas Características

Hábitat: Encruzilhadas em forma de "T", Cemitério, Ambientes da Natureza



Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê, ou Aniz.



Assuntos Relacionados: Poder terrestre, assuntos materiais



Flores: Rosas de diversas cores, principalmente vermelhas.



Banhos: Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)



Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)



Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Aparelho Digestivo



Aroma Principal:Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)



Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)



Metais: Ferro, aço (Pomba-Giras de encruzilhada);



Mercúrio ( Pomba-Giras de Calunga)



Pedras: Ágata ( Pomba-Giras de encruzilhada)



Ônix ( Pomba-Giras de Calunga)



Sincretismo: Não há.



Atuação: Ajuda material.



Vibração: Proteção, guarda



Libação: Anis, Cidra e Licores Diversos


Homenagem a Pomba-Gira Cigana



(Representando todas as Pomba-Giras de Umbanda)



Cigana linda, que és dona da natureza, ardilosa no falar, de olhar penetrante que busca o interior de nossa alma: as diversas encarnações te levaram a conhecer os mistérios, a magia do mundo espiritual e, em tua evolução, procuras nos ajudar.



Quantos pedidos e clamores te fazem no dia-a-dia que, com o estalar dos dedos, qual castanhola harmonizada ou o tilintar de tuas moedas, atendes, dando solução para os problemas mais difíceis.



Rindo encantas, és atração mais forte que a própria luz. Em noites enluaradas, ao som mágico dos violinos, te apresentas em volta da fogueira brilhante, com a chama do amor e da verdade.



Em nossas mãos buscas, pelas linhas traçadas, desvendar o que o porvir nos assegura e, em tuas cartas, nos orientas no caminho a seguir; porém, quando a ti estamos ligados, repentinamente mudas de direção, esquecendo-te que és um oásis no deserto e por isso te pedimos: Cigana, deixa apenas por um momento de ser nômade e fica junto a nós.



Gira-Girê, Pomba-Gira

PRECE PARA EXÚ

Laroiê Exu.

Exu é Mojubá!

Salve o Senhor das Encruzilhadas,
dos encontros e desencontros.

Principio negativo do Universo.

Exu que está na terra, no fogo, no ar e na água.

O que detêm o poder da transformação.

Eu te saúdo:

Laroiê, faz-me Exu, viver bem, daí-me a vitalidade a alegria e a vitória sobre aqueles que não me querem bem.

Axé da vida meu compadre, abre meus caminhos e me conduz a vitória.

LAROIÊ EXU.

EXU É MOJUBÁ!

ORAÇÃO DE TRANCA RUA


Faço reverência a vós mistério sagrado da criação, vós que sois a manifestação do divino, peço que possa se manifestar entre nós, conforme nosso merecimento. No seu poder, na sua força, e na sua magnitude, pelo caminho tripolar que emana de vós, pelo caminho que só vós conheceis, pela força que só a vós pertenceis, e pelo poder de trancar a vós concedido, eu peço:

Que as trevas que habitam em mim sejam trancadas.

Que o ódio e o sentimento impuro, que emanam da minha alma, sejam trancados.

Que a falsidade que exala dos meus poros seja trancada.

Que o rancor e a miséria que habitam o meu coração sejam trancados.

Que a dissimulação e a superficialidade, que nasce da minha língua, sejam trancados.

Que o egoísmo e a maldade, que transcendem da minha mente, sejam trancados.

Que a palavra torta que sai da minha boca e o pensamento roto que sai da minha cabeça contra o próximo, sejam trancados.

Que a capacidade que os meus olhos têm de amaldiçoar e destruir sejam trancados.

E assim, fonte primária da criação, assim que trancar a tudo isso no seu âmago, pois é na vossa essência que tudo isso se desvitaliza, peço a vós que:

Destranque todas as portas do meu caminho.

Destranque todas as passagens da minha jornada.

Destranque toda prosperidade material e espiritual.

Destranque o meu coração das amarguras.

Destranque o meu sustento de cada dia.

Destranque os meus corpos espirituais e o meu corpo material da agonia, do desespero e da aflição que me assolam na calada da noite.

Destranque o meu emprego, o meu negócio e a minha morada material.

Destranque o martírio familiar pelo qual eu tenho passado.

Destranque os meus olhos para as maravilhas do mundo espiritual.

Destranque a minha liberdade!

Pois vós, Força Sagrada do Divino Criador, é o portador supremo da Vitalidade!

Salve o Mistério Tranca-Ruas!!!

Laroiê!!!

ORAÇÃO AO EXU TRANCA-RUA DAS ALMAS

Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo. Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos; Fazei de minhas palavras a transparência da humildade; Fazei do meu corpo aparelho da caridade. Pois a teu lado demanda comigo não existirá, estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos. Senhor Tranca-Ruas das Almas agradeço por tudo que me fizeste aprender nesta vida e em outras que passei ao seu lado, rogo por vós a proteção para mim, para meus irmãos de fé, para minha família e porque não para meus inimigos Abençoe a guarde esses filhos que um dia entenderam o verdadeiro sentido da palavra Umbanda. Laroiê Exu !
Nossas Queridas e Adoradas Pomba-Giras